Comparência no Aeroporto de Lisboa 3 horas antes da hora da partida. Formalidades de embarque e saída em voo especial, direto a Santa Clara. Refeições a bordo. Chegada, desembarque e formalidades de entrada em Cuba. Alojamento e jantar no hotel (devido ao horário de chegada do voo, será providenciada uma refeição ligeira no quarto).
Pequeno-almoço no hotel. Em horário a indicar localmente, início da visita de Santa Clara, cidade fundada em 1689 por várias famílias que são lembradas num monumento formado por colunas localizado na Praça da “Iglesia del Carmen”. Santa Clara destacou-se durante as lutas pela independência, tanto na guerra dos “Diez Años” como também na revolução cubana. Durante a “Batalla” de Santa Clara (Batalha), a cidade foi tomada militarmente pelo comandante Ernesto Che Guevara, em 1958. A história do próprio Che é contada nesta cidade, onde visitaremos o Mausoléu que guarda os seus restos mortais. Prosseguimos viagem até Cienfuegos, conhecida como “La Perla del Sur”. A cidade de Cienfuegos, que é Património da Humanidade da Unesco desde 2005, preserva um dos centros urbanos mais homogéneos de Cuba em termos de arquitetura, repleta de fachadas clássicas e colunas esbeltas que proporcionam um ambiente que faz lembrar França no século XIX, na qual foi inspirada. No centro da cidade visitaremos o Teatro Tomás Terry, declarado monumento nacional. Almoço em restaurante local. Continuação da viagem até Trinidad, cidade também declarada Património da Humanidade. Aqui, conserva-se intacta a atmosfera de outros tempos, tornando-a uma verdadeira cidade-museu, com um impressionante património arquitetónico que reflete a sua rica história colonial. Aqui, visitaremos o famoso Bar da Canchánchara, uma bebida típica da região que consiste numa mistura de rum, mel, água e limão. A Torre Manaca-Iznaga (45m altura) encontra-se numa antiga plantação de açúcar localizada a cerca de 15 km da cidade de Trinidad. No Valle de los Ingenios (Vale dos Moinhos de Açúcar) estão as antigas fazendas que no final do século XVIII se dedicavam à plantação de cana, destinada aos engenhos produtores de açúcar na região. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno almoço no hotel. Em hora a combinar localmente, partida até ao Relógio do Sol em Topes de Collantes, onde embarcaremos nos típicos “camiones serranos”. Através das serpenteantes estradas de montanha, desfrutaremos de impressionantes vistas panorâmicas enquanto subimos lentamente até à parte mais alta de Topes de Collantes. À chegada ao Parque Guanayara, o guia local acompanhará o grupo ao longo do percurso, que começa por um trilho através deste autêntico paraíso natural, num cenário repleto de vegetação exuberante, cascatas e uma grande diversidade de vida selvagem. Durante a caminhada, haverá oportunidade para observar aves no seu habitat natural. A próxima paragem será para mergulhar nas águas cristalinas de um rio, num local tranquilo ideal para um banho relaxante. Almoço em restaurante local. Regresso ao hotel e tempo livre. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Partida para Havana, cidade declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Havana é um lugar onde o tempo parece ter parado, mas a vida pulsa em cada esquina com música, cores e história. É uma cidade onde o passado dança com o presente, entre ruas coloniais, ritmos que nunca cessam e um charme inconfundível do Caribe. Chegada a Havana e almoço em restaurante local. Da parte de tarde, visita à parte moderna da cidade, com paragem junto ao Capitólio e passagem pela Universidade de Havana, que foi fundada em 1728 por monges dominicanos da Ordem dos Pregadores. Transporte ao hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Início da visita à “Havana Colonial”, um autêntico tesouro histórico e cultural. Um mergulho no passado, entre praças majestosas, palácios imponentes e ruas que preservam a alma da Cuba antiga. Começamos por um passeio a pé pelo centro da cidade antiga, onde podemos apreciar as suas praças, fortalezas e vários edifícios construídos pelos espanhóis entre os séculos XVI e XIX. Visitamos Praça da Catedral, Praça de Armas, Palácio dos Capitães Gerais, Praça San Francisco de Asís e Praça Velha. Passagem por “La Bodeguita del Medio” e almoço em restaurante local. Tempo livre para atividades de gosto pessoal. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a combinar localmente partida para o povoado de Viñales, com uma breve paragem no Ranchón Las Barrigonas, rodeado por típicas casas campesinas e plantações de tabaco. Visita à Casa do Veguero. Passeio pelo Parque Nacional Vale de Viñales, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1999 e Monumento Natural Nacional, conhecido pela beleza dos seus mogotes – montanhas de cimas arredondadas – e pelas numerosas grutas de grande interesse. Inclui visita ao Mural da Pré-História, uma obra de arte com 120 metros pintada na parede de um mogote. Visita ao Mirador Los Jazmines, onde poderá desfrutar de uma vista única do vale. Visitamos um antigo local onde habitaram indígenas, “Cueva del Indio” descoberta em 1920. Fazemos um passeio de barco dentro da gruta, onde podemos apreciar vestigios arquitetónicos e formações geológicas. Almoço em restaurante local. Regresso a Havana. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Partida para o Cayo Santa Maria e paragem em Remédios para visitar o centro histórico, com a sua Igreja San Juan Bautista, considerada a igreja mais antiga da ilha, foi declarada Monumento Nacional em 1949 e é considerada uma das 30 maravilhas da arquitetura cubana. Visita ao Museu de Las Parrandas, fundado em 1º de abril de 1980, foi o primeiro museu de arte popular em Cuba e continua sendo o único especializado no estudo, divulgação e conservação das Parrandas. As Parrandas são festas populares que surgiram em 1820 e se celebram tradicionalmente na noite de 24 de dezembro, com uma competição cultural entre dois bairros: San Salvador e El Carmen. Cada lado prepara carroças, trabalhos de praça, faróis e fogos de artifício, criando um espetáculo único de luz e cor. Almoço em restaurante local. Continuação da viagem até Cayo Santa Maria. Chegada ao hotel, alojamento em regime de tudo incluído.
Estada em regime de tudo incluído. Tempo livre para poder aproveitar as maravilhosas praias do Mar das Caraíbas. Em hora a indicar localmente, transporte ao Aeroporto de Santa Clara para formalidades de embarque. Partida em voo especial, direto a Lisboa. Noite e refeições a bordo.
Chegada a Lisboa. FIM DA VIAGEM