Comparência no aeroporto 2 horas antes da partida para formalidades de embarque. Partida em voo regular da Azores Airlines com destino ao aeroporto da Horta, na Ilha do Faial. Desembarque assistido pelo guia local da Nortravel e início da visita à ilha do Faial. Nomeadamente: Miradouro de Nossa Senhora da Conceição, com vista panorâmica para a Horta, a “cidade-mar” dos Açores; vistas para o famoso Vale dos Flamengos, paisagens de verde, recortadas pelas sebes de hortênsias, nas bermas das estradas e na divisão das pastagens; Caldeira; paisagem natural do Vulcão dos Capelinhos. No trajeto de regresso à cidade da Horta, paragem em local de exposição e venda de artesanato local bem como nas piscinas naturais do Varadouro (possibilidade de banho de mar nas piscinas naturais). O almoço com bebidas incluídas será servido em original restaurante local. De tarde, breve passeio a pé à cidade da Horta, com destaque para: o famoso “Peter Café Sport”, Largo do Infante e a Marina da Horta. A visita termina no terminal Marítimo da Horta, para breve travessia de ferryboat até à Vila da Madalena, na Ilha do Pico. Chegada e transporte ao hotel. O jantar será servido em restaurante local. Alojamento.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Em hora a combinar, saída para o Terminal Marítimo de São Roque para agradável travessia de ferryboat até à Vila das Velas, na Ilha de São Jorge. Início da visita de dia inteiro, percorrendo todas as principais atrações da ilha. Visita à fábrica de queijos da Uniqueijo (visita guiada a toda a zona de produção e provas de queijos – entrada incluída); miradouros sobre a dramática costa norte e as “fajãs”, planícies costeiras, algumas com clima tropical. Almoço em restaurante local na Vila da Calheta. De tarde, num dos mais extraordinários caminhos da ilha, descida à famosa fajã dos Vimes, onde se encontram, ainda que em reduzida escala, exóticas plantações de café e se produz as celebradas “colchas de ponto alto”. Visita à Igreja de Santa Bárbara, na freguesia das Manadas, declarado monumento nacional; Urzelina, com antiga torre de igreja, sobrevivente a uma erupção vulcânica no século XIX e o seu antigo porto da laranja; Cooperativa de Artesanato local, na Ribeira do Nabo, onde se destacam rendas, bordados e trabalhos no tear. Pequeno passeio a pé guiado pelo centro da Vila de Velas. Regresso em ferry à Ilha do Pico. Jantar em restaurante local e alojamento.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Visita de dia inteiro à ilha do Pico, incluindo almoço em restaurante local: zona da Barca, onde se localiza o “Cella Bar” (vistas exteriores), Aldeia do Cachorro com as suas formações rochosas, zona demarcada do verdelho, paisagem declarada Património da Humanidade pela UNESCO; piscinas naturais da Criação Velha, Museu do Vinho*, com os seus famosos dragoeiros (dracena draco) (entrada incluída). Continuação da visita pela costa sul da ilha: “Mistério de São João” (paragem); “Mistério da Silveira” (passagem); Vila das Lajes com visita ao Museu dos Baleeiros (entrada incluída). Tempo para passeios no centro da vila, ou compras, nas várias lojas de artesanato de objetos em marfim e osso de baleia. Travessia da ilha, de sul a norte, passando ao lado da montanha do Pico. Paragem na vila de São Roque, velho porto baleeiro. A visita termina no cais da Madalena para embarque no ferryboat para a Ilha do Faial. Chegada e transporte ao hotel. Jantar e alojamento. *Quando a visita coincidir com feriado ou outro dia de encerramento dos museus previstos no programa, o guia proporá visitas alternativas, com entrada incluída.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Em hora a informar localmente transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular da SATA Air Açores, com destino ao aeroporto da Ilha das Flores. Chegada e transporte ao hotel, onde será servido o almoço. De tarde, início de visita à Ilha das Flores. Tomamos a direção norte da ilha, ao longo da costa, e com vistas panorâmicas de extrema beleza de frente para a ilha vizinha o Corvo. Passagem pelo vale da Fazenda, com paragem no miradouro dos Caimbros. Seguindo para norte a paisagem muda para dar lugar as montanhas cheias de musgo amarelo e laranja, até à freguesia de Ponta Delgada, onde se admira o modo de vida pastoril dos habitantes locais e a emblemática baía do mesmo nome, com paragem no miradouro de Ponta Delgada com a sua vista fabulosa sobre o canal das Flores e Ilha do Corvo. No regresso a Santa Cruz visitas com paragens nos miradouros das Lagoas Seca e Branca. Jantar e alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço buffet no hotel, transporte para o porto das Flores e saída para a ilha do Corvo, considerada pela UNESCO reserva da biosfera e onde se encontra “a mais remota aldeia da Europa”. O passeio começa serpenteando a costa nordeste da ilha das Flores em velocidade reduzida na reserva ambiental para avistamento de aves marinhas, passando por lindíssimas cascatas, ilhéus, rochas de diferentes formações, grutas com lendas do tempo dos descobrimentos, e a cor fantástica do azul oceânico dos Açores, com grandes possibilidades de ver golfinhos e até baleias. Após o desembarque na Vila Nova do Corvo visita à cratera “O Caldeirão”, situada no topo da ilha em transporte de minibus de 8 passageiros. No regresso passagem pelos miradouros com uma vista panorâmica sobre a vila. Já no centro da vila será servido o almoço em restaurante local. Passeio pela parte antiga entre ruas e canadas estreitas fotografando os traços arquitetónicos, seguido de visita ao centro de interpretação ambiental. Tempo livre, antes do regresso ao porto. Embarque e travessia de mais ou menos 40 minutos até à Ilha das Flores. Transporte ao hotel, onde será servido o jantar e alojamento.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Saída em direção ao centro da ilha, apreciando a paisagem verdejante e de relevo muito acidentado, com “picos”, “morros”, “lombas”, e lagoas, com paragens nos miradouros das Lagoas Negra, Comprida, Rasa e Funda. Vsita à Fajã Grande (fronteira ocidental da Europa) uma zona balnear idílica emoldurada por grandes escarpas e cascatas. Pequena caminhada até à cascata do “Poço do Bacalhau”, numa genuína interação com a natureza. Em direcção ao lado nascente da ilha, paragem no Miradouro no Pontal (visão sobre múltiplas cascatas formadas a centenas de metros de altura e do Ilhéu de Monchique, a última porção de território Europeu a Ocidente) e paragem junto da Rocha dos Bordões (ex-libris paisagístico da ilha, este curioso e raro fenómeno geológico resulta do arrefecimento rápido da lava). Na Vila das Lages visita à Igreja e Forte de Nossa Senhora do Rosário. Por uma estrada muito recortada entre vales e arvoredo passando pelas freguesias da Lomba e Caveira estamos de regresso a Santa Cruz. Almoço em restaurante local. Em hora a informar localmente, transporte para o Aeroporto das Flores e partida, em voo SATA Air Açores, com destino a Lisboa (com escala em São Miguel). Chegada ao Aeroporto Humberto Delgado. FIM DA VIAGEM